Pacientes interessados no atendimento devem procurar uma unidade de saúde para triagem
O Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCanMT) inicia mais uma etapa de atendimentos preventivos gratuitos em cidades do Estado de Mato Grosso através de sua Unidade Móvel. A campanha de prevenção estará a partir desta segunda-feira, dia 25 de novembro, no município de Diamantino, seguindo na terça-feira, 26, em Arenápolis, quarta-feira, 27, em Tangará da Serra, na quinta-feira, 28, em Nova Olímpia, encerrando na sexta-feira, 29, em Barra do Bugres.
Em Tangará da Serra, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), parceira da campanha de prevenção, os atendimentos serão realizados na unidade móvel que ficará no Centro Cultural, das 7h às 17h, àqueles pacientes encaminhados após triagem.
Para os interessados, a SMS pede para procurarem as Unidades de Saúde dos bairros para saberem os critérios de atendimentos.
“Procure a Unidade de Saúde para verificar os critérios de regulação e agendamento”,
explicam, ao reforçar que o atendimento é gratuito e disponível à população, seguindo orientações como para câncer de boca os atendimentos destinados a fumante e etilista (dependência do indivíduo ao álcool), aqueles com úlceras ou aftas que não cicatrizam, nódulos em cavidade bucal, face e/ou pescoço, presença de ínguas na região da face e/ou pescoço.
Para mamografia são orientados para mulheres a partir dos 40 anos, mulheres a partir dos 35 anos com casos de câncer de mama e/ou ovário na família, nódulos endurecidos, pele da mama inchada e/ou avermelhada, lesões/feridas na mama, alterações no mamilo e aréola, ínguas na axila, que não tenha realizado mamografia no último ano.
Para coleta do CCO à mulheres com vida sexual ativa, com histórico de câncer na família, que apresentam corrimento vaginal, que não tenha realizado CCO no último ano.
Já para o exame de PSA (próstata), estes são orientados para homens negros a partir de 45 anos, homens brancos sem fatores de risco a partir dos 50 anos, homens com fatores de risco (parentes de primeiro grau com câncer de próstata) a partir dos 45 anos.
A unidade móvel que percorre os municípios foi adquirida junto à Estância Bahia e demais parceiros e conta com uma sala de exames de mamografia, um consultório odontológico, um consultório ginecológico e uma sala de coleta de material para exames de laboratório com equipamento para teste de PSA em segundos. A campanha recebe apoio do Sicredi.