A temporada estimula o consumo, aumentando as vendas no varejo
Com a chegada do novo ano, a temporada de liquidação e promoções promete aquecer a economia, trazendo benefícios tanto para os lojistas bem como para os consumidores.
Segundo o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Tangará da Serra, Thiago de Souza Santos, esse é o período em que os lojistas tem a oportunidade para liquidar as mercadorias que não foram vendidas nas datas festivas e renovar o estoque para o mês de fevereiro.
Entre os itens mais procurados estão roupas, calçados, eletrodomésticos e produtos eletrônicos, com descontos superiores a 50% do preço original.
Para a vendedora Katya Dias da Silva, as vendas do mês de dezembro superaram a meta estipulada pela loja de confecção que trabalha, e ainda assim ficaram algumas peças que já entraram na promoção.
“Nós colocamos algumas peças na promoção, mas por ser início de mês as pessoas ainda não receberam, então está um pouco parado, mas, a expectativa é que depois do dia 10 as vendas melhorem”.
Muitas pessoas aguardam a passagem das festas para garantir itens na promoção. A temporada de liquidação estimula o consumo, aumentando as vendas no varejo e ajudando a girar a economia, segundo a economista e doutora em economia Karine Medeiros Anunciato, mas também é importante que o consumidor se organize e utilize estratégias para não começar o ano com mais dívidas.
“Antes de sair às compras, faça uma lista do que realmente precisa e mantenha-se fiel a ela. Analise também os prazos e os preços das parcelas para não acumular com outros gastos mensais. Outra estratégia é evitar levar cartões de crédito, pois o uso de dinheiro ou débito ajuda a manter o controle. Além disso, dê um tempo para decidir: saia da loja ou feche o site e reflita se o item é realmente indispensável”.