Ação é coordenada pelo Projeto Educarte
O Governo de Mato Grosso tem investido na formação musical de estudantes da Rede Estadual de Ensino. Desde 2020, já foram alocados R$ 2,6 milhões para a aquisição de instrumentos musicais, beneficiando 153 escolas. Outros R$ 4,7 milhões são previstos para aquisição, ainda neste ano, de 170 novos kits de instrumentos para as escolas, conforme a demanda prevista pelo Projeto Educarte, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que coordena a ação.
No total serão 323 escolas atendidas. Cada kit de instrumentos é composto para atender às necessidades de bandas e fanfarras, contendo 28 instrumentos, que podem ser de percussão ou sopro, dependendo da escolha da escola. Entre os instrumentos estão trompete, bumbo de marcha, par de pratos, estante de partitura e escaleta 37 teclas.
O investimento que leva arte, música e comunicação como conteúdo complementar às práticas pedagógicas envolve duas políticas educacionais do Plano Educação 10 Anos: Projetos Pedagógicos Integrados, desenvolvido pela Secretaria Adjunta de Gestão Educacional (SAGE), e a Política de Bem-Estar Escolar, ligada à Secretaria Adjunta de Gestão Regional (SAGR).
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, enfatiza que o ensino da música fomenta a criatividade entre crianças e jovens, acarretando benefícios cognitivos que perduram por toda a vida.
“A música desempenha um papel fundamental no desenvolvimento integral dos alunos. Além de enriquecer as aulas, ela gera um impacto positivo nos resultados pedagógicos e no aspecto psicossocial dos estudantes”,
explica.
Ele observa que as bandas marciais nas escolas vão além dos muros educacionais e se tornam um patrimônio das comunidades, pois elas se tornam presenças constantes em eventos cívicos, como desfiles e festas de aniversário das cidades, além de contribuírem em eventos filantrópicos.
Para o líder do Educarte na Seduc, Fábio Lima da Cruz, o projeto não apenas promove a formação musical, mas também incentiva a colaboração entre os alunos, aprimorando suas habilidades sociais e criativas.