Diário da Serra

LOT OF SOCKS – Campanha para uso de meias trocadas marcará Dia da Síndrome de Down

Fabíola Tormes Homsi / Redação DS 18/03/2025 Geral

Uma ação lúdica para conscientizar as pessoas de que ser diferente é divertido

Sexta é dia de usar meias de pares trocados

Com o propósito de fomentar o debate alusivo ao Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado sempre no dia 21 de março, dando maior visibilidade à data, uma ação lúdica e divertida foi proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2013 e desde então a Campanha “Lots Of Socks” vem ganhando todos os espaços.

A ideia foi criada porque os cromossomos tem formato de meias e a intenção é conscientizar as pessoas de que ser diferente é divertido.

Assim, para tornar a sexta-feira, dia 21 de março, ainda mais divertida e, sobretudo, de conscientização, a mãe da pequena Maria Dorileo, de 8 anos, Angélica Dorileo, realizará novamente a campanha “Lots Of Socks”.

O objetivo da ação com as meias de pares trocados é promover a inclusão social.

“Essa campanha é muito simples, mas ela é bem poderosa, porque os cromossomos que determinam essas características genéticas, eles têm os formatos de meias. Assim, nós convidamos vocês a usarem meias trocadas no dia 21 de março e transmitirem a mensagem de que ser diferente é bem divertido”,

convida Angélica.

“Participe dessa campanha mostrando que as pessoas com Síndrome de Down tem as mesmas liberdades e oportunidades que todas as pessoas”,

reforça, ao lembrar que a Síndrome de Down é uma condição genética que surge pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo. As pessoas com síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população. O Dia Internacional da Síndrome de Down faz referência aos três cromossomos no par 21, que caracteriza a condição genética.

“Quero convidar vocês para usarem meias trocadas no dia 21 de março, no Dia Internacional da Síndrome de Down”,

reitera a pequena Maria.

“Ser diferente é normal. Use meias trocadas”.



Diário da Serra

Notícias da editoria