Diário da Serra
Diário da Serra

Bastidores da Política

Redação DS 08/01/2020 Bastidores da Politica

09/01

Bastidores da Politica

AMM

Neste início de ano, a Associação Mato-grossense dos Municípios está fazendo uma análise sobre as perspectivas das transferências constitucionais para os municípios. A expectativa é que a recuperação da atividade econômica reflita em mais recursos nos cofres municipais.


Confiantes

O presidente da AMM, Neurilan Fraga, disse que os prefeitos estão confiantes nessa recuperação, pois desde 2015, quando a crise fiscal e econômica afetou o país, com a queda do PIB, da produção e o aumento do desemprego, as receitas municipais também sofreram impactos.


Plano

Com o objetivo de levantar a situação atual da previdência estadual, e traçar estratégias para garantir o pagamento das aposentadorias dos inativos do governo estadual, o MT Prev irá elaborar um plano de custeio. Para isso, a autarquia contratou uma empresa especializada em cálculos.


Reforma

Como principal medida da reforma da previdência, está o aumento da alíquota previdenciária de 11% para 14%, seguindo as regras da União. A proposta de aumento da alíquota já foi aprovada pelo Conselho da Previdência, e está no Poder Legislativo para apreciação.


Afastamento

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) afirmou, na manhã desta terça-feira, 07 de janeiro, que determinou o afastamento de pelo menos 12 servidores comissionados do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) por estarem boicotando o funcionamento da unidade.


Botelho põe alíquota de 14% em votação, mas oposição pede vista

Na primeira sessão de 2020, nesta terça-feira, 07, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (DEM), colocou em votação o projeto de lei complementar, enviado pelo governador Mauro Mendes (DEM), que eleva de 11% para 14% a alíquota de contribuição do servidor com a Previdência.  Entretanto, a análise foi paralisada por um pedido de vista dos deputados.

Diário da Serra

Notícias da editoria