Diário da Serra
Diário da Serra

Bastidores da Política

Redação DS 24/01/2020 Bastidores da Politica

24/01

Bastidores da Politica

Corrida ao Senado

Um dia depois de aprovada a data da eleição, Tangará da Serra recebeu seu primeiro pré-candidato declarado – Neurilan Fraga.  Nas últimas semanas o município também recebeu Neri Geller, possível pré-candidato, porém, na oportunidade, esse não foi tratado abertamente.


Votos

Mas, certamente, nas próximas semanas receberemos muitos outros pré-candidatos em campanha, em busca dos votos dos tangaraenses. Conforme informações divulgadas pela Justiça Eleitoral, a eleição suplementar para Senado está marcada para o dia 26 de abril.


Pivetta

Se confirmado como candidato ao Senado na eleição suplementar de abril, o vice-governador Otaviano Pivetta deve entrar na disputa sem necessidade de deixar o cargo atual. Pivetta comandou o Executivo por oito dias enquanto Mauro viajou para fora do país em setembro do ano passado.


Selma

Apesar da mobilização, a senadora Selma Arruda segue no cargo. O Senado ainda deve realizar rito interno para cumprir a decisão do TSE, que cassou o mandato e a tornou inelegível por oito anos. O TRE-MT pediu até R$ 11 milhões de orçamento ao TSE para realização da eleição suplementar.


ICMS

O secretário de Fazenda Rogério Gallo voltou a defender o novo sistema de cobrança do ICMS em Mato Grosso, que entrou em vigor em janeiro deste ano. Gallo afirmou que o sistema antigo gerou mais de 270 mil processos tributários em Mato Grosso.


Brasil repete pior nota em ranking anticorrupção

A eleição de Jair Bolsonaro (sem partido), impulsionada por promessas de combate à corrupção, não alterou a percepção sobre este problema no seu primeiro ano de governo, marcado por denúncias contra integrantes do governo e familiares do presidente. Em 2019, o Brasil caiu uma posição no ranking do IPC (Índice de Percepção da Corrupção), e ocupa a 106ª posição entre os 180 países avaliados.

Diário da Serra

Notícias da editoria