Diário da Serra

COLETA SELETIVA – Coopertan investe em material publicitário para incentivar descarte correto de recicláveis

Rosi Oliveira / Redação DS 27/05/2024 Geral

A publicidade visa desmotivar aqueles que fazem o descarte incorreto dos materiais

Geral

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Tangará da Serra (Samae) investiu em novos materiais publicitários para incentivar a coleta seletiva no Município. Além do incentivo, o material tem como meta detalhar os materiais que são ou não recicláveis, assunto que ainda desperta dúvidas em alguns tangaraenses.

A nova publicidade visa ainda desmotivar aqueles que fazem o descarte incorreto dos materiais, como animais mortos, folhas, galhos, vidros e outros.

“Estamos investindo nesse material para que os munícipes continuem a realizar a coleta seletiva, mas de uma forma correta, tendo em vista que temos nos deparado com muitos materiais que não servem para nada, como no caso, os animais de estimação que morrem e o dono coloca no saco e envia”,

comenta o vice-prefeito e diretor do Samae, Marcos Scolari.

Conforme Marcos, um percentual mínimo da população ainda peca em algumas situações, embora tenha meios para o descarte correto como ecopontos, que são quatro pela cidade.

“Ali na cooperativa já tivemos pessoas que se machucaram com objetos que não deveriam estar no saco do Recicla como vidros e agulhas e também com líquidos que queimaram e nunca descobrimos o que era”,

ressalta o gestor.

A coleta seletiva já existe há vários anos no Município ganhando um reforço ainda maior com a criação oficial em 12 de julho de 2007 da Cooperativa de Produção de Material Reciclável de Tangará da Serra (Coopertan), que nasce com um grupo de pessoas que atuavam como catadoras e catadores desde 1988. Desde então, a Coopertan mudou a rotina do Município, possibilitando o descarte de materiais em local correto e que muitas das vezes seriam descartados na natureza. Transformou também a vida de 50 cooperados que melhoraram sua renda, tendo seu sustento através dos materiais descartados pelos tangaraenses.

Na oportunidade, Scolari orienta ainda que a população se atente também aos dias de recolhimento do material reciclável para que não sejam colocados no dia de coleta de lixo doméstico.

“Temos dias alternados para os dois tipos de coleta e, se você quer descartar materiais recicláveis e não colocar no saco adequado da coleta seletiva e ainda pior, colocar no dia da coleta de lixo, os servidores não saberão o que está no saco e levarão como lixo algo que poderia contribuir com os cooperados e que não necessitaria ir para a natureza”,

explica.

O diretor alerta também, que os sacos do Recicla sejam usados apenas para o material reciclável e não para lixo doméstico.

Em 17 anos de fundação, a Coopertan atende hoje 100% do município e está preparada para destinação final de plástico, papel, papelão, alumínio e metal, tetra pack e garrafas pet.

Diário da Serra

Notícias da editoria