A produção explora a rica relação cultural e histórica da poaia com a região
No dia 2 de dezembro, o Centro Cultural de Tangará da Serra será palco do lançamento do documentário ‘Poaia: A História Esquecida’, um projeto contemplado por edital municipal da Lei Paulo Gustavo, que visa apoiar e incentivar o audiovisual. A produção explora a rica relação cultural e histórica da poaia com a região de Tangará da Serra, Barra do Bugres e região, destacando suas propriedades medicinais e seu papel em um dos ciclos econômicos da região e na tradição local.
A poaia, amplamente utilizada por gerações no tratamento de enfermidades, faz parte da identidade de Tangará da Serra e Barra do Bugres desde os primórdios da colonização da região. Contudo, com o desenvolvimento urbano e mudanças sociais, seu uso e importância cultural têm sido gradativamente esquecidos.
“Esse documentário é uma forma de resgatar e preservar uma parte fundamental da história de Tangará da Serra, Barra do Bugres e demais municípios da nossa região. A poaia não é apenas uma planta medicinal, mas sim um símbolo de nossa identidade e de saberes ancestrais que não podem ser negligenciados”,
afirma Alexandre Rolim, produtor da obra.
O documentário também busca sensibilizar as novas gerações sobre a importância de manter vivas as tradições locais, mostrando a relação da poaia com o passado e o presente da região.
O proponente do projeto, Neusino Pereira, destaca a abrangência da pesquisa realizada para a produção do documentário.
“Percorremos os rastros históricos da poaia desde Barra do Bugres, no Porto Santana, passando por Tangará da Serra e pelas margens dos rios Sepotuba e Paraguai, até os dias atuais. Conversamos com pessoas que ainda mantêm viva a tradição, seja com a poaia nativa ou cultivada”.
O lançamento do documentário contará com duas sessões no Teatro do Centro Cultural de Tangará da Serra, às 8h e às 14h, sendo voltado principalmente para crianças e adolescentes de escolas da cidade, além de aberto ao público em geral.