Os alunos realizaram atividades para identificar os tipos de notícias que recebem
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) campus de Tangará da Serra, recebeu no último sábado, 26, a oficina sobre Fake News e desinformação sobre questões ambientais, realizada pela equipe do ABC do Pantanal, projeto de extensão vinculado ao curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em Tangará da Serra.
A palestra contou com participação de mais de 30 alunos do Ensino Médio e ofertas de oficinas, onde puderam identificar notícias sensacionalistas e verdadeiras.
Uns dos assuntos mencionados foi como as notícias falsas podem ter os seus resultados negativos na sociedade. A equipe do ABC trouxe alguns exemplos, como a história do massacre dos gatos, onde assassinavam os gatos pretos por causa de uma lenda espalhada na cidade. Ainda trouxe informações sobre o Pantanal, detalhes sobre as queimadas que acontecem todos os anos e detalhes sobre a vida dos animais que sofrem por falta de alimento, água e habitat.
“Essa máquina de notícias e informações, trabalham apenas com intuito de repercussão, independente como irá ser recebido, pensando em curtidas e compartilhamentos”,
destaca a jornalista e professora Eveline Baptistella, ao completar que a oficina foi realizada para esses jovens, pois além de estarem na era da tecnologia, eles estão sendo os novos responsáveis consumidores e compartilhadores dessas informações, que muitas vezes não são checadas.
A professora falou também do caso recente sobre a morte do caseiro Jorge Avalo, morto após ser atacado por uma onça-pintada, que está sendo alvo de notícias sensacionalistas e com estratégias de engajamento.
“Que não só atrapalham as investigações e o cuidado com o caso, mas que induzem a violência e a falta de profissionalismo”.
Além das atividades práticas, vídeos e apresentações da equipe do ABC do Pantanal sobre os assuntos abordados, os alunos ganharam brindes, certificados e participaram de sorteios.
“Estamos abertos para levar a importância dos animais, do meio ambiente, da ciência para todos. Então, quem tiver interesse na realização dessa oficina na sua comunidade, pode nos procurar”,
convida Eveline Baptistella.