Com a liberação para os atendimentos de baixa e média no Hospital Municipal Arlete Daisy Cichetti de Brito de Tangará da Serra, dois tangaraenses que deram entrada na unidade no final de semana foram os primeiros a usufruírem de dois dos 10 leitos de UTI disponíveis. Além disso, o complexo hospitalar disponibilizará aos tangaraenses Sala RPA, uma sala de parto normal e três salas cirúrgicas, sendo que inclusive, uma delas já foi utilizada por uma moradora que deu entrada no hospital nas primeiras horas da manhã com encaminhamento para uma cesariana.
Com a prestação de serviços pelas quatro empresas contratadas, o Município passa a realizar por mês até 8.700 exames de Ultrassonografia, Tomografia e Raio X, nos quais estão envolvidos exames de doppler, angiotomografia, entre outros, como repassado pela Diretora Administrativa do Hospital Municipal e Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Daniela Nascimento Arruda.
Com isso, espera-se que aja mais celeridade nos atendimentos encaminhados à capital, pois os pacientes já irão de Tangará da Serra com o diagnóstico fechado através dos exames realizados aqui e não mais necessitarão fazer esses exames em Cuiabá para serem encaminhados para a cirurgia.
Já aos atendimentos de Obstetrícia (partos) a capacidade é de até 75 normais e 85 para cesárea, mas a expectativa é que os partos de cesariana caiam.
“O nosso intuito é que esse número diminua, porque o intuito do município é que venhamos a ter os partos humanizados. Então, temos uma sala de pré-parto toda equipada e preparada para receber aquela mãezinha que no momento tão importante de sua vida possa ter um parto humanizado”,
destacou Daniela Nascimento, ao salientar que o objetivo do Município é que Tangará da Serra seja referência no parto humanizado.
Tomógrafo de ponta começa a funcionar
A partir desta segunda-feira, 13 de março, o Hospital Municipal Arlete Daisy Cichetti de Brito está disponibilizando também, exames de imagens dentro da Unidade (raio-X, ultrassonografia e tomografia). Equipamentos de ponta, a exemplo do tomógrafo, um investimento de aproximadamente 1 milhão e meio de reais (R$ 1.470.000,00) recursos próprios.
O tomógrafo deverá beneficiar cerca de 1.600 pacientes por mês. Esse tipo de exame, até então, era comprado na rede privada.
“Um ganho a mais para nossa população, principalmente na agilidade do diagnóstico tanto da tomografia quanto do raio-X e da ultrassonografia”,
comemorou o Prefeito Vander Masson, que conheceu de perto o aparelho de tomografia junto da primeira-dama Silvana Ló Masson, presidente da Câmara Rômer Japonês e vereadores.
O responsável pela implantação do serviço diagnóstico de imagens no Hospital Municipal de Tangará da Serra, Ramon Alves Carvalho, fez a apresentação do aparelho e enfatizou que este tomógrafo trará maior segurança e qualidade aos profissionais médicos.
“Este tomógrafo vai trazer diagnóstico preciso para a população de Tangará da Serra. Os exames ficam prontos com a maior agilidade possível pra que o tratamento possa ser iniciado o mais breve”, afirmou.