Hospital passa a atender baixa e média complexidade
Como divulgado pelo Diário da Serra, aconteceu na manhã desta segunda-feira, 13, a solenidade de ‘inauguração’ do Centro Cirúrgico, das Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) e do Laboratório de Exames de Imagens do Hospital Municipal Arlete Daisy Cichetti de Brito de Tangará da Serra.
Com a presença do prefeito Vander Masson, do deputado Estadual Dr. João e quase todos os vereadores de Tangará da Serra, a cerimônia marcou simbolicamente o início das atividades, oportunizando o atendimento dos pacientes que precisam de cirurgias eletivas e de urgência e emergência, além dos partos no Hospital Municipal.
Ao discursar, o prefeito disse de sua alegria em ter sido em sua administração o momento tão especial
“É muito mais que um sonho, é um desejo e também uma necessidade que Tangará tinha nessas questões de UTI e cirurgia do nosso hospital porque é importante quando tem uma sala especial para dar esse respaldo”, comentou o gestor.
Na oportunidade, o prefeito aproveitou para lembrar aos munícipes que embora a unidade tenha sido bem estruturada para diversos atendimentos, que antes eram prestados em hospital particular, no momento, o Hospital Municipal passa a atender apenas procedimentos de baixa e média complexidade. Sendo assim, os procedimentos de alta complexidade como previsto em lei, continuam a cargo do Estado e assim como os casos de câncer continuarão sendo encaminhados a Cuiabá.
Para que aconteça a prestação dos serviços que se iniciam, a administração municipal investirá R$ 15 milhões de recursos próprios, o que o prefeito disse ser pesado para os cofres públicos. Nesse setor, o Deputado Dr. João disse que assim como de sua parte sempre houve empenho para que o hospital iniciasse esses atendimentos, envidará todos os esforços para trazer recursos que mantenham os serviços para a população.
“Estou aqui há 15 anos e aguardando há 15 anos esse momento, que chegou. Tangará vai mudar de cenário e vai ser uma cidade diferente. Nós estamos empenhados em buscar esse aporte financeiro que foi prometido lá atrás”, assegurou o deputado.
Hospital passa a ofertar mais de 9 mil atendimentos por mês
Com a liberação para os atendimentos de baixa e média no Hospital Municipal Arlete Daisy Cichetti de Brito de Tangará da Serra, dois tangaraenses que deram entrada na unidade no final de semana foram os primeiros a usufruírem de dois dos 10 leitos de UTI disponíveis. Além disso, o complexo hospitalar disponibilizará aos tangaraenses Sala RPA, uma sala de parto normal e três salas cirúrgicas, sendo que inclusive, uma delas já foi utilizada por uma moradora que deu entrada no hospital nas primeiras horas da manhã com encaminhamento para uma cesariana.
Com a prestação de serviços pelas quatro empresas contratadas, o Município passa a realizar por mês até 8.700 exames de Ultrassonografia, Tomografia e Raio X, nos quais estão envolvidos exames de doppler, angiotomografia, entre outros, como repassado pela Diretora Administrativa do Hospital Municipal e Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Daniela Nascimento Arruda.
Com isso, espera-se que aja mais celeridade nos atendimentos encaminhados à capital, pois os pacientes já irão de Tangará da Serra com o diagnóstico fechado através dos exames realizados aqui e não mais necessitarão fazer esses exames em Cuiabá para serem encaminhados para a cirurgia.
Já aos atendimentos de Obstetrícia (partos) a capacidade é de até 75 normais e 85 para cesárea, mas a expectativa é que os partos de cesariana caiam.
“O nosso intuito é que esse número diminua, porque o intuito do município é que venhamos a ter os partos humanizados. Então, temos uma sala de pré-parto toda equipada e preparada para receber aquela mãezinha que no momento tão importante de sua vida possa ter um parto humanizado”,
destacou Daniela Nascimento, ao salientar que o objetivo do Município é que Tangará da Serra seja referência no parto humanizado.